Considerações sobre a empatia em agressores sexuais

Autores

  • Profa. Mery Candido de Oliveira Candido de Oliveira Instituto de Psiquiatria do HC – FMUSP
  • Danilo A. Baltieri

Palavras-chave:

Plano de Ação Tribunal (PAGE), os arquitetos modernos

Resumo

Trata-se de estudo tecendo considerações sobre a o desenvolvimento da capacidade de empatia como fator fundamental no processo de cognição social, processo esse, que sustenta parte importante do desenvolvimento da moral.
Os autores recorrem a vários teóricos, tanto da psicologia do desenvolvimento humano e da moral como Hoffman, Kagan, Kohlberg, Piaget, como da neuropsicologia como Damásio, Adolphs, Decety & Meltzoff e Plizka. Além dos esquemas de desenvolvimento da moral na visão desses estudiosos da psicologia infantil, comentam a importância das estruturas cerebrais que têm um papel chave para controlar as condutas sociais no encontro da psicologia com a neurologia.
Para ilustrar o estudo, aparece como exemplo, pesquisa realizada pelos autores com 146 condenados por crimes sexuais, atualmente cumprindo sentença em regime fechado de aprisionamento.

Biografia do Autor

Profa. Mery Candido de Oliveira Candido de Oliveira, Instituto de Psiquiatria do HC – FMUSP

Psicóloga Clinica e Forense, Supervisora do Núcleo de Estudos em Psiquiatria e Psicologia
Forense (NUFOR), Instituto de Psiquiatria do HC – FMUSP.

Danilo A. Baltieri

Ambulatory for the Treatment of Sexual Disorders of ABC Medical School - Santo André - São Paulo – Brazil, Interdisciplinary Group of Studies on Alcohol and Drugs of the Psychiatric Institute of the Clinical Hospital - University of São Paulo – Brazil

Downloads

Publicado

21.03.2023