O fenômeno do linchamento no Rio Grande do Sul

Autores

  • Isabel de Figueiredo Martins Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

linchamento, violência, justiça

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de projeto de pesquisa, requisito para obtenção do titulo de mestre em Ciências Sociais. A parte que se apresenta aqui envolve alguns conceitos e definições acerca do linchamento a fim de entender o fenômeno, e, apresentação de resultados parciais de pesquisa exploratória. O presente tema desta pesquisa foi escolhido pelo fato
de que a maior parte dos trabalhos sobre o assunto foi realizada em outros contextos sociais. O processo de investigação se deu por meio de estudo bibliográfico e análise de documentos, mais especificadamente, reportagens do Jornal impresso Diário Gaúcho e o Jornal Zero Hora, ambos veiculados em porto Alegre no período de 2000 a 2011. Em pesquisa preliminar, efetuada com intuito de perceber a existência de um campo empírico para realização de um trabalho sobre os casos de linchamento no Rio Grande do Sul, foi obtido um resultado satisfatório.

Biografia do Autor

Isabel de Figueiredo Martins, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em direito, advogada, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, e, bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

21.03.2023