Relações familiares violentas do adolescente que cometeu ofensa sexual

Autores

  • Bruno Nogueira da Silva Costa Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília
  • Liana Fortunato Costa Universidade de Brasília

Palavras-chave:

adolescente, família, abuso sexual

Resumo

Esse texto enfoca as relações familiares violentas do adolescente que cometeu ofensa sexual, em uma perspectiva de estudo que privilegia o contexto familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um centro de referência para atendimento a crianças e adolescentes. O acesso aos adolescentes e familiares deu-se durante o oferecimento de uma intervenção psicossocial grupal, que se inicia com uma entrevista.

 

A discussão baseia-se nas informações colhidas a partir do contato com 5 adolescentes e seus familiares. Analisamos a organização espacial da casa, as regras de convivência na família, a rede social e familiar de apoio e os comportamentos violentos na forma de educar os adolescentes. Encontramos uma realidade de repressão da sexualidade, tanto do adolescente como da família como um todo, e a presença de valores patriarcais que influenciam a expressão sexualmente ofensiva dos adolescentes. A violência é vista como um recurso para a solução de problemas. 

Biografia do Autor

Bruno Nogueira da Silva Costa, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília

Psicólogo do Centro de Atenção e Estudos Psicológicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (CAEP/IP/UnB), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura.

Liana Fortunato Costa, Universidade de Brasília

Psicóloga, Terapeuta Conjugal e Familiar, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (PPGPsiCC/UnB).

Downloads

Publicado

21.03.2023